Partindo para a ação
Leo Antonio Michels Ostrovski – FRC
Olá, Guia do Graal, como você está? Lembra quando falamos da importância de se ter um sonho/meta? Já escolheu os sonhos que irá buscar? Espero que sim, mas antes de partirmos para a ação é necessário saber o quanto estamos, de 0 a 10, comprometidos em realizar a nossa meta.
Qual é o seu grau de comprometimento de 0 a 10? Se ele for menor do que do que 6, analise se é algo importante para você ou apenas um desejo momentâneo. Lembre-se que o seu sonho deve agradar você e uma forma de verificar isso, além do comprometimento, é saber o que você quer sentir, ver e escutar quando realizar o seu sonho. Também estão inclusos as emoções e sentimentos de felicidade, realização e de vitória. Caso seu comprometimento seja igual ou maior que 6, você está buscando uma realização importante e, quando acontecer, será muito proveitoso.
Após ter acertado o seu comprometimento, pegue uma folha de papel e escreva o seu sonho, coloque o seu grau de comprometimento e escolha quando você quer realiza-lo. Lembre-se que sonhos desafiantes precisam de tempo maior, ou se incluir alguma viagem, por exemplo, verifique se você não terá aula ou algo importante.


Já temos a meta, a data de quando queremos e o empenho a ser destinado para a concretização. Agora precisamos buscar saber qual o primeiro passo. Na folha que anotamos, vamos colocar todos os pensamentos e imagens que veem a nossa mente quando pensamos no nosso objetivo. Pode ser fotos, recortes de revistas, frases, qualquer coisa, desde que estejam ligadas com a meta.
Quando você achar que já tem bastante material, comece a delimitar os passos e sequências dos acontecimentos, por exemplo, numa viajem, o destino e a data você já tem, pois são os primeiros itens do sonho. Falta decidir com quem irá, quanto irá precisar, qual hotel, passagens, vistos (se for para fora do Brasil), o que colocar na mala.
Parece ser muita coisa, mas se você começar com um pequeno passo e continuar diariamente, no final parecerá que foi num passo de mágica. Faça uma lista de coisas a fazer, coloque um prazo final para cada item e quando conseguir cada um risque. Ao tirarmos um item de uma lista, nos sentimos cada vez mais motivados para chegar ao final.
Caso não saiba por onde começar, peça ajuda a seus pais, eles com certeza saberão por onde começar e o que será necessário. Assuma o controle. Quando somos responsáveis pela nova vida ou nossa atividade, temos o controle de tudo. Não coloque a culpa em alguém quando as coisas saírem do controle. Pare por um instante e analise o que você não está controlando na sua lista de coisas a fazer e tome o domínio.
O sucesso não acontece do dia para a noite, tenha paciência e seja perseverante. Para qualquer êxito, existe um esforço contínuo e sólido. Quando um nadador ganha uma medalha de ouro, não foi por acaso que ele ganhou, mas sim por que ele treinou para isso. Temos uma tendência de vermos apenas o resultado e não o processo que gerou este resultado. É bom lembrar que, independentemente, do tamanho do projeto, os primeiros quilômetros são os mais difíceis de andar, mas se confiarmos naquilo que queremos e mantermos a nossa motivação, o único resultado é o sucesso. Sonhe alto, escreva aquilo que você quer, quando quer, qual o seu compromisso com o sonho, e busque!