Círculo de Cavalaria: a força visível e invisível da OGG

Fábio Lopes Soares,
Coordenador do Grupo de Rituais da OGG

Quem entra pela primeira vez em uma atividade ritualística da Ordem Guias do Graal sempre se emociona ao presenciar os membros da OGG formarem o Círculo de Cavalaria. O Chamado é um rito de admissão do qual podem participar crianças que ainda não se afiliaram à OGG, mas que desejam conhecê-lo e vivenciá-lo. Também são admitidos pais e responsáveis que não são membros da AMORC, mas que desejam acompanhar seus filhos neste rito.

Este ritual deverá ser realizado por todo e qualquer novo membro novo da OGG, independentemente de sua idade. Este rito de admissão “O Chamado” é considerado pré-requisito para a admissão nas Convocações Ritualísticas, bem como para a participação nos ritos de passagem de cada Grau.

Esse ritual, simples e breve, mas muito inspirador, carrega todas as chaves para o progresso do buscador, inclusive iniciando-o para a missão da OGG. Essa missão é novamente apresentada em um dos ritos de passagem ao qual somente poderão assistir os aspirantes ao grau e seus pais ou responsáveis, uma vez que outros membros ou adultos não têm acesso a esse privativo ritual.

Mas o que é esse Círculo? Por que ele é importante para os membros da Ordem Guias do Graal?

A Ordem Guias do Graal faz parte da Tradição Primordial e foi revisitada pela AMORC. Isso significa que tudo o que ocorre nos rituais, na proposta das monografias e nos meios de comunicação são adaptações no tempo de antigas verdades universais que fazem parte de todo ser humano e que já foram vivenciadas por outros buscadores.
Por isso existe uma força positiva de mentes visíveis e invisíveis que zelam pela OGG e se unem na Egrégora da AMORC para auxiliar, inspirar e fortalecer todos os cavaleiros que seguem o Código de Cavalaria.

Ao formar o Círculo de Cavalaria, uma corrente é também formada: todos ao redor do Graal recebem um influxo de sabedoria, força e inspiração. O Graal, por sua vez, o recebe do alto, comunicando-se com a cavalaria invisível da OGG em um processo que se renova de tempos em tempos, como era feito há séculos.

Por trás desse sistema de proteção e harmonização, também temos o significado visível de união entre todos que formam o círculo: somente aqueles que usam a gola medieval e receberam o Chamado tornaram-se membros de uma antiga ordem que ressurgiu na atualidade, formando seres humanos prontos para uma obra coletiva, em auxílio da humanidade, forjados pela lei do amor e tendo como referência o Codex de Cavalaria.

Muitos acreditam que o rito de admissão é algo incrível, porém não vivenciaram ainda os ritos que dão sequência à história iniciada ao receberem o Chamado. Durante esse processo os aspirantes receberão a Armadura, o Escudo da Verdade e a Espada da Sabedoria.

Sempre amparados pelo Círculo de Cavalaria e pelo Codex, buscarão o Graal e, assim, ao final, poderão ter a honra de conduzi-lo. Que possamos ser dignos de conduzir o Graal sagrado, e sempre que pudermos, nos unir ao Círculo de Cavalaria de nossa já amada Ordem Guias do Graal.

Non Nobis: eternum Sub Rosae!