Atrair o Sucesso
Harvey Spencer Lewis, FRC
Cedo na sua vida o ser humano comum dá início a uma estranha busca. O adolescente que está apenas começando a sentir uma evolução de personalidade é talvez mais afetado por esse desejo interior do que pelas mudanças mentais e fisiológicas.
Seria infeliz para o progresso da civilização que, por alguma magia da Lei Cósmica, cada um de nós visse de repente suas preces atendidas, seus desejos realizados, sua busca concluída. Não somente isto seria o fim da tendência de realizar coisas melhores e maiores, mas também seria o fim da busca de conhecimento e da resolução dos mistérios da vida. A civilização se deteria e nós começaríamos a retrogradar.
O Artista nunca está satisfeito com a sua obra. Muitos admitem que nunca esculpem uma estátua ou pintam um quadro, nem esculpem, nem gravam, nem entalham uma de suas criações e ficam perfeitamente satisfeitos. Assim é para o inventor e para o músico. E assim será sempre para o ser humano que desenvolva uma ética cultural no seu sistema de trabalho que melhore sua mercadoria, seus métodos de venda e de publicidade, os serviços que preste a seus clientes.
Um indivíduo que se sente inteiramente satisfeito, que não descobre nenhuma crítica proveniente da voz interior, está geralmente com problemas, mesmo inconscientemente. Se ele teve sucesso até o presente, o fracasso está escrito para o seu futuro. Quando ele se sente perto do sucesso ou acredita que o está tocando, está seguramente longe dele. Foi o sentimento da possibilidade de serviço maior, de maior poder e de maior realização que estimulou o ser humano no seu progresso para a perfeição.
Muitos edifícios da Europa que hoje estão em ruínas e não podem ser reconhecidos puderam ser construídos por homens que trabalharam sob a ameaça do chicote e que não tiveram nenhuma inspiração e nenhum amor pelo seu trabalho. Mas os monumentos duráveis no mundo, desde a Torre inclinada de Pisa até os magníficos templos do saber, da arte, da religião e da ciência, não foram construídos por escravos, e sim por adoradores da arte em que trabalhavam.


Fogo Interior
O mesmo acontece hoje em dia. Na nossa época moderna temos o mesmo desejo de sucesso, de poder individual, de poder de classe, de poder nacional ou internacional. Temos o mesmo desejo de reconhecimento, de realização e de luxo. Aqueles que alcançam o sucesso ou que o atraem são os que trabalham sob o ferrão da vida, sob a pressão da inspiração e a constante impulsão de um desejo interior de fazer cada vez melhor.
Você não pode reduzir o sucesso na vida a um elemento, ou a felicidade a uma só fase de manifestação emocional. Não pode considerar a tristeza e dizer que ela é uma regra. O sucesso de cada indivíduo não se mede com o metro, mas é total e exclusivamente pessoal. O sucesso para um indivíduo pode não ser ao mesmo grau para outro. Nem todo sucesso é acompanhado de riqueza. Algo que não temos é muitas vezes a coisa mais tentadora e raramente compreendemos a natureza real de uma coisa, em particular de uma coisa material, antes de termos experimentado.
Há quem não busque dinheiro acima de tudo, embora tudo o que faça possa ajudar a aumentar o que já tem. Sua impulsão não é de aumentar, mas um desejo de alcançar seu objetivo, atingir a meta que fixou na sua vida e ir um pouco além.
Você pode perguntar a uma mulher como a que trabalhou em Paris com o elemento químico Rádio (Madame Curie):
– Com toda a instrução que a senhora recebeu e as possibilidades que se abrem diante de si para ensinar, fazer conferências ou visitar o mundo, poderia dizer que está feliz por estar sentada aqui? Isto lhe proporciona ganhar o seu pão?”
Ela responderia:
- Não, nem mesmo uma migalha de pão.
- Então, será que isso lhe proporciona novos vestidos?
- Não, eu uso os que tenho.
- Isto a rejuvenesce?
- Não, isso traz a velhice. Este tubo contém Rádio e ele destrói as células do meu corpo. Eu estou mais morta do que viva.
- Que é que a mantém viva?
- Meu desejo, minha ambição. Eu quero alcançar o sucesso, o sucesso que não vai me trazer nada além da gratidão das multidões que esperam.
- Aí está o sucesso do ponto de vista de uma pessoa. Graças a Deus, milhões trabalharam por tal sucesso no passado. Nós colhemos as recompensas daqueles que chegaram ao sucesso no decorrer dos séculos passados; nós colhemos seus frutos. O homem ou mulher que busca sucesso de maneira egoísta está buscando algo que jamais vai se materializar.
Canais e Instrumentos
É um desejo justo o de vivermos e trabalharmos de modo a recebermos uma compensação que nos torne felizes e capazes de enfrentar as necessidades da vida e desfrutar suas vantagens. Mas deve haver mais do que isto. Se o desejo fica nisto, pode ser louvável segundo o julgamento dos homens, mas não terá favoravelmente o julgamento do Espírito Cósmico.
Os homens e as mulheres foram criados para serem canais e instrumentos do trabalho criador e, enquanto um homem ou uma mulher que esteja entrando na senda do esforço não possa dizer conscientemente: “Eu trabalho com Deus, para Deus, como um dos seus instrumentos”, ele ou ela não se preparará para alcançar todo o real sucesso possível.
Você não pode dizer qual é o trabalho mais importante. Não pode dizer o que dá a maior luz: a grande lâmpada no poste de iluminação pública ou a pequenina lâmpada na ponta do instrumento do cirurgião, que o guia numa operação. O sucesso na vida depende da contribuição do indivíduo para as necessidades da nação ou da comunidade e do cumprimento de certa missão cósmica. O sucesso depende de bem fazer isto.