Cavaleiros da Perseverança

Nesta faixa etária o buscador alcança o quarto Grau. O jovem passa pelo Rito de Passagem e torna-se Cavaleiro da Perseverança, conquistando novos méritos em sua jornada.

A espada é mais um elemento da cavalaria para os ensinamentos da OGG. Antes de mais nada, é necessário reconhecer que a espada é um símbolo militar e sua característica é a virtude, a bravura e o poder. Entretanto, o poder tem um duplo sentido: destruidor (embora essa destruição possa aplicar-se contra a injustiça, a maleficência e a ignorância) e o construtor, pois pode estabelecer e manter a paz e a justiça. Símbolo guerreiro, a espada é também o símbolo da guerra santa, não a guerra exterior, religiosa ou econômica, mas sim uma guerra interior, e esta pode ser igualmente a significação da espada trazida pelo Retificador (Jesus Cristo), pois sob seu duplo aspecto, destruidor e criador, a espada é um símbolo do verbo, da palavra e da ação.

A perseverança – É a firmeza ou constância num sentimento, numa resolução, num trabalho, apesar das dificuldades e dos incômodos. É a virtude que contribui para o êxito na vida humana. Para a Teologia Católica, a perseverança é uma virtude conectada com a da fortaleza; fortifica a vontade contra o temor de males iminentes e as dificuldades que provêm de um longo exercício dessa virtude.
É justamente nessa faixa etária que é importante trabalhar a virtude da perseverança. O jovem que atinge essa etapa deve demonstrar perseverança em seus estudos e suas atividades em seu organismo afiliado.

Se você tem entre 14 e 16 anos, afilie-se no Quarto Grau da OGG. Você fará parte dos “Cavaleiros da Perseverança”.

Enredo: