Perguntas Frequentes

Se houver qualquer dúvida ou questões adicionais sobre a Ordem Guias do Graal, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.

Sim , todos os que sentirem a vontade de afiliar-se na Ordem Guias do Graal poderão fazê-lo, independentemente de os pais serem ou não rosacruzes. Via de regra, deve ter a permissão dos pais ou tutores legais.

Honorável buscador, você poderá ficar na Ordem Guias do Graal até completar seu ciclo de estudos que se encerra aos 17 anos. Depois, se for de sua vontade, poderá continuar sua jornada na Ordem Adulta.

Honorável buscador, você poderá afiliar-se em qualquer idade pois o nosso sistema de estudo foi elaborado no currículo em espiral, ou seja, os assuntos são abordados em todas as faixas etárias, mas com conteúdos mais aprofundados nos graus seguintes. Portanto, os assuntos não se esgotam nas monografias de um grau, assim não se perde a seqüência de estudo.

Honorável buscador, a cada grau conquistado você será notificado através de carta, via celular, ou ainda se optar pelo estudo das monografias digitalizadas, receberá esta informação via Site da Ordem Guias do Graal.

Honorável buscador, a idade para afiliar-se na Ordem Guias do Graal é dos 06 anos aos 17 anos.

Sim, mas apenas quando frequentar as atividades em um Organismo Afiliado. Quando o membro da Ordem Guias do Graal passa pelo Rito de Admissão “O Chamado” ele passa a fazer parte do Círculo da Cavalaria e recebe uma Gola Medieval que passará a usar em todas as reuniões e ritos de passagem.

Quando o jovem buscador afilia-se a Ordem Guias do Graal, ele passa a receber as monografias referentes à sua faixa etária e ao grau que se encontra. A cada grau conquistado, receberá novas monografias. Dentro deste contexto, recebe também dois livretos com instruções para leitura das monografias, denominados “A Távola de Estudo” e “Rito de admissão – O Chamado”.

O ensino foi estruturado nos Dois Pilares da UNESCO, aprender a SER e Aprender a Conviver, e os princípios da Cavalaria: valores e virtudes.

Honorável Buscador, a cada grau conquistado, através da sua dedicação aos estudos das monografias, você irá passar por um Rito de Passagem, no qual receberá um PIN simbolizando o grau que alcançou.

As faixas etárias são divididas em cinco Graus:

Guardiões do Castelo – Crianças: 6 a 7 anos

Escudeiros da Verdade – Crianças: 8 a 10 anos

Fiéis Servidores – Pré-Adolescentes: 11 a 13 anos

Cavaleiros da Perseverança -Adolescentes: 14 a 16 anos

Guias do Graal – Jovens: 17 a 18 anos

Honorável buscador, existe sim outras atividades para as crianças e jovens da Ordem Guias do Graal. Além do Rito de Admissão O Chamado, conforme for conquistando novos méritos através de seus estudos, você irá passar por outros Ritos de Passagem. Também são realizadas as Convocações Ritualísticas da Ordem Guias do Graal nos Organismos Afiliados, seguidas de atividades integrativas que buscam desenvolver alguns valores e virtudes da Cavalaria.

Honorável buscador, você tem livre escolha para entrar e para sair quando quiser, em ambos os casos você será bem-vindo!

Considerando que a Ordem Rosacruz é uma Organização templária adotamos mais intensamente para a Ordem Guias do Graal, o simbolismo da Cavalaria. A Cavalaria tem em seu centro a idéia de educação do candidato por meio do desenvolvimento das virtudes, o que também estamos considerando como sendo um dos pilares do ensino da Ordem Guias do Graal. Além disso, a Cavalaria está intimamente ligada ao maior mito da nossa cultura ocidental – o mito do Graal.

Você poderá acessar o nosso site e preencher a proposta de afiliação, ou ainda solicitar por ogg@amorc.org.br

Não existe nenhum teste para sua admissão. Para iniciar seus estudos você precisa simplesmente afiliar-se à Ordem Guias do Graal com o consentimento dos seus pais ou responsáveis. Para participar das atividades nos Organismos Afiliados existe um Rito especial intitulado – “O Chamado”.

Honorável Buscador, você poderá continuar atuando como oficial no Templo da Ordem Guias do Graal, os nomes foram substituídos por outros, com outros simbolismos, são eles: O Sentinela que correspondia ao Guardião, Guardião do Graal, Comendador, Mestre e Sonoplasta.

Sim, eles poderão passar pelo Rito de Admissão O Chamado e acompanhá-lo nas Convocações Ritualísticas e nos Ritos de Passagem.

Honorável buscadora, a Ordem Guias do Graal não faz distinção entre meninas e meninos, ambos conquistam seus méritos através dos estudos e tornam-se um Cavaleiro.

As três velas foram substituídas por duas, com especial simbolismo no Templo, uma é designada CHAMA DAS VIRTUDES e a outra fica do lado de fora do templo, simbolizando as estações e o início dos Ritos. Quando estiver atuando como Guardião do Graal ou o Sentinela, você poderá ascendê-las.

Honorável buscador, será um prazer receber seus amigos na Ordem Guias do Graal, se for da vontade deles, poderão passar pelo Rito de Admissão o Chamado e também pela Convocações Ritualísticas na condição de convidados, passando por três Convocações, terão que realizar a afiliação na Ordem Guias do Graal para continuar a participar das atividades.

Honorável Buscador, a data da Ordem Guias do Graal passou a ser comemorada do dia 27 de outubro, leia o pequeno texto abaixo: Dia da Ordem Guias do Graal. Todas as instituições, ordens ou movimentos têm um dia comemorativo no qual se homenageia algum membro ilustre, ou fundador, ou ainda alguma pessoa que, pelas ações praticadas em vida, espelha o ideal defendido pelos seus membros.

Vamos por partes. Contenham sua curiosidade e se abram para uma história que aconteceu na idade média, muitos séculos atrás, no tempo de cavaleiros e das Cruzadas. Era um período bastante tumultuado, marcado por um forte sentimento de temor a Deus. Tempo de guerra e de pragas que destruíam muitas cidades e países, gerando morte e sofrimento.

Naquele período surgiu a Cavalaria e criou-se o código de cavaleirismo com o intuito de ajudar a controlar a violência. O cavaleirismo podia se expressar pelo serviço a um rei ou país, mas também por algum tipo de busca religiosa ou espiritual. Nesse período é que surgiram os Cavaleiros Templários, as Cruzadas e as histórias do Rei Arthur, da Távola Redonda e da busca do Graal.

É também nesse tempo que viveu nosso herói: Raymond VI, o Conde de Toulouse, nascido em 27 de outubro de 1156. Foi Conde de Melguelh de 1173 a 1190 e Conde de Toulouse e Marquês da Provença de 1194 até 1222, período em que sucedeu a seu pai nos destinos do Condado de Toulouse.

Toulouse é uma cidade situada no sul da França, local onde viviam os cátaros, grupo que fazia oposição ao clero por ter crenças religiosas relativamente diferentes daquelas então aceitas de forma oficial e, portanto, eram considerados hereges. Por isso, o Papa ordenou o confisco de todos seus bens e a morte não só dos cátaros, mas também de seus cúmplices. Apesar disso, o catarismo se tornou um grande fenômeno social na nobreza local, o que só era possível contando com nobres que os protegessem.